standard-title Lar Temporário

Lar Temporário

Para aquelas pessoas que encaram a adoção como um ato completamente altruísta, às vezes é muito difícil escolher apenas um animal para “salvar”. Quando a gente pensa na quantidade enorme de animais abandonados, dá vontade de levar todos pra casa, o que não é possível. Mas existe uma alternativa bem interessante, um meio de ajudar vários animais e que é perfeitamente possível: oferecer um lar temporário.

Mas como isso funciona?

Oferecer um lar temporário significa cuidar de um ou mais animais, recebendo-os em sua casa, até que eles sejam definitivamente adotados. Significa alimentar, oferecer uma vida digna, amor e carinho, protegendo aquele animal e preparando-o para a adoção. Significa dar apoio à uma instituição de proteção/resgate de animais que não possui abrigo ou possui pouco espaço para abrigar todos os animais que resgata. Significa dividir o trabalho com voluntários, multiplicando o número de animais atendidos. Por ser temporário, permite uma certa rotatividade, o que significa também que você pode ajudar muito mais animais necessitados.

O que você precisa para oferecer Lar Temporário:

Os “requisitos” podem variar dependendo da ONG ou protetor, mas a maioria pede o seguinte:

  • Todos da casa devem estar de acordo em abrigar o animal;

  • Se já tiver outros bichos em casa, eles devem se dar bem com o novo hóspede;

  • Morar em casa à prova de fugas ou apartamento telado;

  • Dar ração, água e, dependendo do caso, remédios – às vezes a ONG providencia.

O que a ONG ou protetor oferece:

Isso também varia, mas de maneira geral tudo o que o protetor pede é que você ofereça o espaço e cuidados básicos. A ONG cuida de todo o resto, tal como:

  • Compra de medicamentos e vermífugos;

  • Castração e cuidados veterinários;

  • Divulgação do animal para adoção e busca de adotante.

Por outro lado, se esbarrar com algum animal que precisa de ajuda, você pode oferecer seu lar como temporário por conta própria, resgatando os animais e cuidando deles. E então, divulgando seus “protegidos” para adoção através de outros sites e meios de comunicação. Muitos protetores independentes fazem assim e obtêm sucesso.

Abrir as portas da sua casa para acolher animais que precisam ser resgatados com urgência, mas que ainda não encontraram adotantes ou não estão preparados para adoção, é uma atitude muito bonita. É um meio completamente altruísta de atuar na proteção animal.
Ao adotar, você tem o ganho de conviver com aquele animal. Ao oferecer um lar temporário, seu ganho vai ser preparar aquele animal para ter um lar definitivo, vê-lo recuperado e pronto para ser feliz. E, um dia, entregá-lo nas mãos de alguém que irá amá-lo e protegê-lo pelo resto da vida.

Gostou da ideia?

Então cadastre-se preenchendo o formulário abaixo para oferecer hospedagem! Assim, quando um protetor precisar de ajuda, poderá entrar em contato com você.

Loading