CASTRAÇÃO
Um ato de amor e responsabilidade.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS ANIMAIS?
Para as fêmeas, a castração ajuda a prevenir infecções uterinas (doença que acomete 60% das cadelas) e câncer de útero e mama (fatal para 50% das cadelas e 90% das gatas). Para os machos, previne a ocorrência de câncer testicular (segundo tipo mais comum de tumor maligno nos cães machos) e reduz o risco de doenças da próstata. A castração também ajuda na prevenção do cruzamento de consanguíneos, evitando o nascimento de filhotes com saúde frágil; a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc. e elimina a gravidez psicológica nas fêmeas. É importante citar que o animal não engorda em decorrência da cirurgia, mas sim por comerem em excesso e realizarem pouca atividade física, portanto verifique com o veterinário a melhor forma de cuidar do seu animal.


QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS?
Os animais castrados são tão ativos, brincalhões, protetores e vigilantes quanto os demais. As mudanças comportamentais dizem respeito à diminuição de alguns hábitos não desejáveis, tais como deixar de uivar / miar excessivamente, não fugir atrás de fêmeas no cio (pesquisas indicam que 80% dos cães atropelados são machos não castrados), diminuição do ato de urinar para demarcar território, diminuição da agressividade e redução da ansiedade dos animais.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO NA REPRODUÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS ?
Infelizmente, existem pelas ruas do Brasil milhões de animais abandonados, expostos aos maus-tratos, fome, frio, acidentes e doenças. Mesmo com o aumento de abrigos, ongs e pessoas mais conscientes da importância de adotar animais, não existe um número suficiente de lares responsáveis para cuidar de tantos animais abandonados que, como não são castrados, continuam a se reproduzir, aumentando ainda mais o número de animais sem cuidados vagando pelas nossas ruas ou sendo sacrificados (em Campinas é proibido sacrificar animais de rua, porém no Brasil são sacrificados milhares de animais de rua todos os anos). Uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar, em seis anos, cerca de 70.000 animais e, no caso dos gatos esse número pode ser ainda maior, quantidade que excede a capacidade da nossa sociedade de cuidar deles.

